Pesquisadores da Ufal e UFPB fazem pré-lançamento de livro em mesa sobre geotecnologias e meio ambiente

whatsapp-image-2016-12-14-at-00-05-21

Geotecnologias e meio ambiente é o título do livro organizado pelas professoras Nadjacleia Villar Almeida, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Milena Dutra da Silva, da Federal de Alagoas (Ufal). Ambas participaram de uma mesa-redonda no Caiite com o professor e também autor Lincoln Eloi (UFPB), na qual fizeram o pré-lançamento da obra e apresentaram alguns dos capítulos produzidos.

O livro é uma coletânea de trabalhos que se utilizaram de algum tipo de geotecnologia para o estudo de uma Área de Proteção Ambiental (APA). Na mesa-redonda foi feita uma breve explanação de cada capítulo, inserindo-os nas possibilidades de desenvolvimento da Ufal em Penedo, tendo em vista que a unidade de ensino está inserida num contexto de proximidade à APA e várias outras áreas de valor ambiental.

Para Nadjacleia Almeida, a proposta do livro e da mesa-redonda foi apresentar ao público “as várias possibilidades de uso das geotecnologias no estudo do meio ambiente, trazendo desde estudos do ambiente físico ao monitoramento da flora, fauna e do clima”.

Milena Dutra, que fez a mediação das discussões, disse ser importante levar a temática da geotecnologia para o contexto do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, uma vez que as disciplinas vinculadas a geotecnologias como sensoramento remoto e geoprocessamento não fazem parte da matriz curricular do curso. “Então, enxergamos, neste momento, uma possibilidade do debate e ampliação do leque de possibilidades para os alunos refletirem acerca dos seus caminhos de iniciação científica, na própria atuação enquanto biólogos”, ressaltou.

Lincoln Eloi apresentou o segundo capítulo do livro, que versa sobre a variabilidade climática da APA do rio Mamaguape. “Nesse capítulo, identificamos os períodos secos e chuvosos de uma série de 1990 a 2014 e, da mesma forma, avaliamos a precipitação e a temperatura dessa área de preservação ambiental”, explicou.

Os professores Lincoln Eloi e Nadjacleia Almeida são oriundos do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) do Campus IV da UFPB. O livro foi também produção de outros professores e alunos do Campus IV e será lançado oficialmente na universidade de origem desses pesquisadores. Durante o pré-lançamento na Ufal Penedo foram sorteados cinco livros.

Geotecnologias

Geotecnologias são técnicas, métodos e ferramentas que conseguem atribuir informação espacial a um outro tipo de dado. Milena Dutra destacou que “há uma gama de áreas e trabalhos que se utilizam da geotecnologia para atingir seus fins, como a botânica, climatologia, química ambiental, trabalhos com fauna e flora, com tecnologia, com desenvolvimento de software e de placa para sobrevoos com drone, dentre outros. Nosso livro visa mostrar como essas geotecnologias podem ser utilizadas em um contexto de estudos e monitoramento ambiental”.

Mercia Pimentel – jornalista

• mercia7